As aulas de capoeira no Vila acontecem desde 2016, ministradas pelo professor Jônatas da Costa, do grupo Projete Liberdade Capoeira. Trata-se de uma das mais longevas iniciativas vileiras.
Luta, jogo, arte marcial, dança, esporte, cultura popular… A capoeira não cabe em apenas uma definição. Nascida no Brasil a partir de matrizes africanas, a prática hoje está espalhada por todo o planeta.
Sob a comando do Professor Jônatas da Costa, com larga experiência com a atividade – mais de 30 anos de capoeira – o trabalho realizado no Vila hoje está consolidado como mais um núcleo da escola Projete Liberdade Capoeira, um dos mais importantes grupos da arte no mundo, presente também nas cidades de São Paulo, Rosario-ARG e Cusco-PER.
A Projete Liberdade Capoeira tem propósitos educacionais, ligados diretamente a atividades e práticas esportivas. Fundada em 1978, assiste hoje ao coroamento de seus esforços no trabalho de educação para a cidadania, valendo-se da capoeira como instrumento.
Atuando em escolas, centros culturais, academias e universidades, a Projete Liberdade Capoeira adquiriu um respeitado conceito junto às mais diversas entidades. O grupo foi responsável por levar a capoeira para dentro da maior universidade do país, a USP, onde atua há mais de 50 anos.
Sob a coordenação técnica e pedagógica do professor de Educação Física e mestre de capoeira Gladson de Oliveira Silva (82 anos), a Projete Liberdade Capoeira possui uma equipe de mestres, contramestres e professores altamente qualificada do ponto de vista técnico, pedagógico e psicológico, que garante a prática da capoeira como instrumento de desenvolvimento integral e integração na sociedade.

As aulas de capoeira são compostas de:
- atividades aeróbicas e de mobilidade de articulações durante o aquecimento, com movimentos fundamentais da capoeira, como a ginga e os golpes básicos;
- desenvolvimento da técnica por meio do treinamento de golpes e movimentos mais avançados, geralmente feitos em duplas;
- exposição didática sobre a roda de capoeira: histórico, tradições e ritualística;
- musicalidade e instrumentos usados na roda: berimbau, pandeiro, atabaque, agogô, reco-reco e outros.
Dias: Segundas, quartas e sextas
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Galpão – Entrada pela Rua São Carlos, 753 (portão)
Público-Alvo: Qualquer pessoa com mais de 8 anos de idade.
Instagram: @projeteliberdadecapoeirapoa
Facebook: Projete Liberdade Capoeira PoA
Inscrições: Jônatas da Costa – (51) 98183-4683 (whatsapp)

