Semente do Plástico

O Projeto Semente do Plástico propõe a transformação social e territorial na Vila Santa Teresinha, em Porto Alegre, através da mobilização e formação de jovens agentes ambientais a partir de um relacionamento entre Associação Cultural Vila Flores e Vila Santa Teresinha que vem há anos sendo construído. Uma das áreas mais vulneráveis de Porto Alegre, essa comunidade abriga aproximadamente 1,1 mil habitantes em condições de baixa renda e alta vulnerabilidade social, tendo como principal meio de sustento a coleta informal de resíduos, mas também o tráfico de drogas e a prostituição. Com muitos jovens crescendo nesse contexto, muitas vezes sem acesso à educação profissionalizante para garantir um bom ingresso no mercado de trabalho, buscamos com este projeto incluir uma nova possibilidade no horizonte de desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade. 

O projeto surge no contexto relacional: um dos projetos que desenvolvemos de forma contínua na Vila Santa Teresinha é o Skate na Vila, em que atendemos cerca de 30 crianças de 6 a 16 anos, proporcionando aulas semanais de skate e trabalhando com os conceitos de resiliência, coragem, camaradagem para além da prática esportiva – assim promovendo a integração da comunidade, bastante marginalizada, com a cidade como um todo, tornando-a mais habitável para este público. No Projeto Semente do Plástico, buscamos atender o próximo grupo etário: jovens de 17 a 25 anos de baixa renda.

Com caráter de programa que visa formar jovens agentes ambientais e iniciar uma cooperativa sustentável autogerida, em 2021, 2022 e 2023, ofertou-se para cinco turmas com 33 jovens ao todo uma formação em reciclagem de resíduo plástico inovadora, através da metodologia desenvolvida na Holanda pelo coletivo Precious Plastic e produzida localmente pela empresa LIKSO. 

Foi instalada uma oficina-container na praça central da comunidade, possível devido à parceria institucional de longa data com o Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini – que também viabilizou a construção da pista de skate do projeto Skate na Vila. Também o apoio de diversas empresas como a Sagres, a Aro Mineração, a Plenobras, a Adinox e a Ecotelhado tornaram possível a instalação do container. Esse espaço educativo e de produção é um container central e área externa, simbolizando um espaço seguro de troca de vivências e aprendizagem. O Projeto Semente do Plástico, portanto, propõe uma alternativa viável para a sustentabilidade econômica e ambiental, considerando a principal atividade econômica da comunidade como o eixo do projeto.  

O projeto pedagógico consiste em aulas de construção e manutenção de máquinas de trituração e injeção de plástico, mas também de como transformar essa nova habilidade em ocupação profissional: os participantes são estimulados a criar produtos ecológicos a partir da reciclagem, como chaveiros, porta copos, azulejos e tudo mais que for possível imaginar. O projeto também conta com aulas sobre administração básica, trabalho em equipe e cooperativismo, ministradas pela equipe de gestão cultural e administrativa da Associação Cultural Vila Flores.