Situado na Rua São Carlos esquina com a Rua Hoffmann, no bairro Floresta, em Porto Alegre, o conjunto, construído entre os anos 1925 e 1928 pelo engenheiro-arquiteto José Franz Seraph Lutzenberger, é um complexo arquitetônico formado por 3 edificações e um pátio em um terreno de 1.415 m2. As edificações estão listadas no Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta, classificadas como imóveis de Estruturação e situadas em Área de Interesse Cultural de Porto Alegre.
Atualmente, o espaço abriga diversas funções: local para a realização de atividades socioculturais (coordenadas pela Associação Cultural Vila Flores), espaço de trabalho de dezenas de artistas e empreendedores criativos e ambiente de aprendizado.
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL VILA FLORES é uma associação sem fins lucrativos, existente desde 2013 e formalizada em 2014. É a entidade responsável pela programação cultural do espaço e pela articulação junto ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em prol dos interesses da comunidade artística e criativa do Vila Flores, buscando promover a integração com a comunidade do entorno.
A ACVF possui em 4 direcionadores:
1) Arte e Cultura – Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Música, entre outros.
2) Educação – cursos, oficinas, seminários e encontros para troca de conhecimentos e experiências.
3) Empreendedorismo – incentivo aos produtores locais e iniciativas que fazem a conexão entre negócios criativos, sociais e colaborativos.
4) Arquitetura e Urbanismo – fomento ao debate sobre questões urbanas e promoção de atividades para a concretização de projetos cujo objetivo é a melhoria da vida na cidade.
Para entrar em contato, escreva para contato@vilaflores.org
Instagram: instagram.com/vilaflorespoa
Facebook: facebook.com/vilaflorespoa
YouTube: youtube.com/vilaflores



