O Vila habita um espaço, mas é mais do que isso. O que realmente nos define é aquilo que é intangível: um ecossistema criativo que inspira práticas colaborativas e criativas. Hoje, somos mais de 100 vileiras e vileiros, reunidos em 41 iniciativas e projetos que trabalham para fortalecer nossos pilares em comum: a educação, a cultura, o empreendedorismo, a arquitetura e a arte.
Somente no ano passado, fomos abrigo e parceiros de 78 eventos voltados à resistência, à cultura, ao conhecimento livre e à preservação da nossa história. Isso nos permitiu viabilizar um webdocumentário sobre nossas raízes. Financiado pelo Pró-Cultura RS FAC – Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vila Flores – Território e Memória é uma das principais referências de que incentivos à cultura permitem manter nossa memória viva, e ajudam a construir a história que queremos.
Na educação, tiramos do papel o projeto Skate na Vila, que foi pensado e executado em parceria com os moradores da Vila Santa Teresinha junto ao Centro Social Marista Irmão Antonio Bortolini. A iniciativa busca ensinar as crianças da comunidade a andar de skate, educando a partir de valores como companheirismo, coragem, pertencimento e resiliência. Ao todo, 30 crianças foram contempladas pelo projeto durante o ano passado. O projeto deu tão certo que recebeu apoio financeiro do Sicredi, o que permitiu a compra de mais equipamentos de segurança e o pagamento de salário aos educadores.
A Associação Cultural Vila Flores ainda promoveu no ano passado mais 5 eventos voltados à cultura e à educação, que movimentou o 4º Distrito de Porto Alegre. Foram realizados o tradicional Arraial Vila Flores, o Festival da Primavera, o Festival do Barro, o Carnaval das Batucas e a Virada Sustentável. Além disso, recebemos diversas escolas e universidades, levando para a academia a realidade de um outro mundo possível colocado em prática.
Por tudo isso, temos que agradecer…
Às pessoas que ocuparam nossos espaços e promoveram atividades aqui. Gente que reconheceu o Vila como sua casa também. Que acredita em um estilo de vida em que a colaboração vale mais do que a competição.
O melhor de tudo é poder receber novas iniciativas e remodelar nossos espaços. Afinal, por serem orgânicas por natureza, nossas instalações servem para inúmeras finalidades.
O Miolo e o pátio, por exemplo, sediam as aulas regulares de Yoga, Capoeira e Kung-Fu e dança, que trabalham com a saúde, a mente e a cultura. O Galpão recebeu diversas exposições, foi casa de bate-papos sobre tantas coisas, entre elas gênero, discriminação e segurança. Além disso, foi cenário do vídeo Cultura gera Futuro, do Minc.
Milhares de pessoas circularam pelo nosso ecossistema, seja em festas, workshops, seminários, oficinas, reuniões e encontros. E cada uma, direta ou indiretamente, contribuiu para o fortalecimento da nossa visão de mundo. Foi justamente isso que permitiu o investimento em projetos que consideramos importantes para o bairro e a cidade.
Um futuro com mais poder de rede
Assim como um jardineiro observa e cuida das flores que já brotaram, nós olhamos para o nosso passado e nosso presente. Mas sabemos que ainda temos muitas sementes para plantar. E queremos fazer isso de maneira colaborativa, com empatia e muito amor no coração. Se você se sente chamado a fazer parte desta rede, manda um e-mail para vilaflorescultural@gmail.com. Ficaremos muito felizes em bater um papo e tomar um café embalado pela troca de ideias.
Acreditamos na rede como forma de transformação social. Vamos juntos?
