*Por Jess Gonzatti e Aline Bueno, da Associação Cultural Vila Flores, e Bruno Gonçalves, da Humanus
A Coleção Urbanus, uma criação dos residentes da Humanus, une em quatro ilustrações baseadas em pontos especiais da arquitetura do Vila Flores, a criatividade com o desenho de um complexo arquitetônico tão especial.
Assim a coleção, além de representar toda a urbanidade das peças da Humanus, elogia e comemora a inspiração que o Vila Flores traz, não só com as suas colaborações e ideais, mas com a sua estrutura histórica e contemplativa.
A Humanus é uma marca que, inspirada nas Artes e na Filosofia, busca provocar novos olhares. Entende o produto de moda como um mediador cultural, uma alternativa para expressar ideias, possibilitar reflexões e dialogar, transformando e reinventando nossas experiências cotidianas. Percorre, assim, caminhos que aproximam as Artes e a Filosofia da vivência ao mesmo tempo em que sugere um campo de moda mais rico de significados, pensante de si mesmo e aberto a novos olhares.
Um antigo projeto da Humanus, de propor a reflexão sobre a conexão entre moda, estética e arquitetura e sobre onde e como a questão urbana interfere em nossas relações com a cidade, tomou forma através de uma parceria criada a partir de um encontro casual. Durante uma visita de campo do grupo Croquis Urbanos Porto Alegre (composto por pessoas de formações diversas como designers e arquitetos) ao Vila Flores, os integrantes da Humanus conheceram um pouco do trabalho deste coletivo que desenha croquis de observação, registrando-os no tempo. No grupo, cada um ilustra de acordo com suas referências, que é no que a Humanus acredita, na liberdade de expressão e diversidade.

A criação da Coleção Urbanus não foi um processo previamente planejado. O encontro casual dos artistas e empreendedores naturalmente despertou a vontade de realizar este projeto que estava guardado na gaveta.
Houve uma pré-seleção de artistas conduzida pela Humanus em que quatro croquis foram escolhidos. Os croquis transformaram-se em estampas assinadas pelos artistas e receberam o nome de um local do Vila seguido de uma cor, o que as torna mais lúdicas: Telhado Laranja de Élen Vigano, Janela Marrom de Victor Stumpf, Esquina Verde de Fernando Castro e Pátio Azul de Tamara Olivo Goularte.
A estética escolhida para compor a coleção foi a aquarela, que dialoga bem com a ideia da coleção trazendo organicidade e leveza além de remeter às aquarelas de Joseph Lutzenberger, arquiteto que projetou os prédios em 1928.

Todo processo foi desenvolvido pela Humanus em parceria com o grupo Croquis Urbanos Porto Alegre, que intermediou a comunicação e processo com os artistas escolhidos. E para que o projeto pudesse ser uma possibilidade de ganha-ganha, foi feita uma campanha de comunicação divulgando os artistas envolvidos, os quais também receberam produtos e descontos da Humanus em retorno dos trabalhos cedidos.
A parte interna das camisetas ainda conta com um texto descritivo e reflexivo de Diego Lock Farina.
A cidade, seja ela quando for, existe tão-somente no passo de um tátil olhar contemplá-la. Tornar um espaço urbano sensível, parte de poetizarmos com símbolos próprios a experiência singular de tocá-lo. Pisar, recordar, escapar. Colecionamos cidades dentro de uma apenas. Cadência de cada canto e(s)coando noutra, enquanto todo rastro que a cidade diz, faz a gente compartilhá-la.
A Coleção Urbanus foi lançada oficialmente durante o Projeto Simultaneidade, evento que aconteceu em dezembro de 2017, no Vila Flores.

Nas fotos abaixo estão vileiras e vileiros literalmente vestindo a camiseta!



As camisetas podem ser adquiridas pela loja virtual da Humanus:
http://www.universohumanus.com/
Ou na loja física no Vila Flores: Rua São Carlos, 765. Bairro Floresta, POA / RS. Fone: (51) 99363-2123.
